Do tempo - ou Julho

Por alguma estranha razão, gostamos de nos torturar com o tempo, Chronus, o devorador. Inventamos instrumentos para medi-lo e temos mania de comemorar aniversários, os anos, os meses e os dias que nos marcaram de alguma forma.

Há algum tempo (ói ele perseguindo) venho perdendo o costume de querer marcar exatamente os acontecimentos (exceto o meu aniversário, que pra mim é sagrado e ai de quem esquecer!), então me contento em saber datas aproximadas. Não sei porque, e aí não sei mesmo, me apego aos meses em que as coisas acontecem.

No primeiro dia de julho, enquanto todos anunciavam isso no Facebook, como se os outros não tivessem calendário em casa, sai andando pela rua pensando no que estava fazendo em julho passado. E aí me dei conta de que não pensei naquilo como “um ano atrás”, mas exatamente como “um julho atrás”.

Julho é um bom mês pra medir a vida, eu acho. Há um julho eu estava de mudança também, como nesse julho, mas gorda e feliz porque estava terminando a dissertação de mestrado. Há dois julhos eu estava, de novo, de mudança, uma mudança ao mesmo tempo menor, em distância, e maior, em simbolismo: estava indo morar com meu namorado. Há três julhos não estava de mudança (ufa!), mas estava zanzando pela vida de solteira, “curtindo a vida adoidado”. Há quatro julhos estava passando férias com a família, sendo que ainda morava com ela. Há cinco julhos... o que estava fazendo mesmo? Ah é, ainda estava na graduação. Desesperada com o tal TCC, mas curtindo a Copa do Mundo, in love com um amigo que virou namorado. Não deu certo, acabou tudo dois meses depois e ficamos por três julhos sem nos falar, até que, em julho de 2014, nos preparativos pra minha mudança pro interior, resolvi que tinha esquecido tudo, ele também, e voltamos a nos falar. Olhando para tantos julhos, percebo o quanto tudo mudou em tão poucos julhos. Sentimentalmente, materialmente, fisicamente.



Ai, julho, que cilada. Enquanto todo mundo curte as férias, eu resolvo te usar de exemplo pra bater um papo com a vida...

Comentários

Postagens mais visitadas