De cidades e árvores


Se um dia me perguntassem do que mais gosto em Goiânia, diria que dos chorões, das barrigudas e, é claro, dos ipês. Creio que isso aborreceria boa parte da pequena burguesia goiana, afinal, com tanta coisa pra se olhar, acham eles, eu me encanto por algumas árvores? Mas creio também que isso não os poderia aborrecer, afinal, não sou nenhuma personalidade importante a quem fariam essa estúpida pergunta de entrevista de coluna social. No máximo perguntam, as pessoas comuns como eu, se gosto da cidade, e é bem mais simples responder sim ou não (depende do meu humor, ou seja, dos hormônios), o que poupa o aborrecimento dos outros e as minhas reflexões sobre paisagens.
Ipê na rua 15, setor Marista
Mas como nada me perguntaram, falo agora porque me deu vontade, nessa reflexão vegetal súbita, oras. E enfim, como dizia, são essas três árvores as coisas que mais me encantam nessa cidade, coisa bem comum de gente assim meio poética e meio vulgar, que se encanta com umas folhas caídas, umas flores que têm data certa para aparecer, que obedece humildemente aos caprichos do tempo, o mesmo que castiga os homens que não podem (porque não querem) despirem-se impudicamente nesta secura e nem querem (porque não podem) florescer anunciando um novo tempo. O chorão, exceção de ambos os casos, é, porém, uma paixão de liberdade, tem algo de desprendimento do tempo, obedecendo apenas a si próprio, sem flores a oferecer, mas servindo de abrigo aos passarinhos, talvez por isso seja uma das árvores preferidas das casas goianas, não das avenidas e praças dos ipês e barrigudas. Aliás, praças e avenidas essas que me parecem carecer de mais alguns exemplares, afinal, uma das principais avenidas da cidade está toda ornada das benditas palmeiras imperiais que, apesar de bonitas, não oferecem mais nada de original a lugar nenhum e ainda roubam um espaço onde nessa época poderiam haver flores amarelas pelo chão, em maio flores rosadas e no resto do ano o verde claro, um tanto ausente no cerrado.
 Sou dessas pessoas que gosta de árvores, que vêm nelas (li isso em algum lugar...) o exercício da paciência e a quem agrada ver através delas alguma coisa própria do lugar. Em Belém, me encantam as Samaumeiras, árvores gigantes, eretas, espaçosas demais, em cujo tronco eu poderia morar. Não que haja muitas samaumeiras espalhadas pela cidade, afinal, tomariam, em algumas décadas, todo o espaço e creio que se não fossem cortadas as pessoas teriam mesmo que morar nelas. Um amigo aspirante a arquiteto, também apreciador de árvores, me disse, há um tempo, que eu deveria tirar da minha cabeça a ideia de ter uma samaumeira na minha futura casa que ele vai projetar, porque logo eu teria que escolher entre a casa e árvore. Como já disse, já projetei morar numa, só teria que superar a questão da altura. Não me levem a sério, só não gosto de ser contrariada. As samaumeiras, como ia dizendo, me encantam mais do que as mangueiras - estas sim, muitíssimo mais comuns na cidade, apesar de que também lá existe um grande domínio de palmeiras nem sempre imperiais – pois caminhar sob mangas maduras é algo mais assustador que poético. Dirão, os conhecedores das samaumeiras mais famosas de Belém, que caminhar sob centenas de periquitos também não é lá muito agradável, já que, por serem centenas, a mira nem precisa ser das melhores, você com certeza será atingido por certo dejeto natural, mas eu digo que é sim, além de causa facilmente reversível, mais poético e tem algo de Quintana e seu famigerado fio de vida c***. O meu também está constantemente assim, mas ainda acho melhor que uma manga para parti-lo de vez.
Quanto às barrigudas, os chorões e os ipês de Goiânia, tudo que até agora despencaram sobre mim foram algumas folhas e flores, e talvez um cocô de passarinho solitário, e isso me faz bem. Sinto que estou mais outonal e mais primaveril, eu que até então só sabia o que era verão e inverno, ou melhor, o que era calor e chuva, estou aprendendo outros ciclos, outras maneiras de perceber que é tempo de renovar. E na casa que eu ainda pretendo ter, não sei onde, creio que meu amigo arquiteto terá que arranjar ainda mais espaço para três novas moradoras, embora bem mais discretas.

Comentários

  1. Ah Lali... como apreciadora de árvores, digo que adorei mais este teu texto. Pra mim ainda faltou o farfalhar (adoro esse verbo, farfalhar, se for uma onomatopeia, deveriam classifica-lo como tal hehe) das folhas ao vento... Pra mim a prova absoluta de um quase silêncio... por mais que nada se mova, há vida no balançar daquelas folhas... *-* mas enfim, teria que fazer uma crônica pra mim também XD Acho que se falasse da minha apreciação das árvores, falaria também das sementes voadoras e em formato de hélice de helicóptero, mas aí já é outra história... beijão, amor, te amo =)

    ResponderExcluir
  2. Mas sobre a nossa apreciação das árvores dá mesmo pra fazer mil crônicas! Eu também teria muitas observações novas a fazer nessa aqui mesmo, mas deixa assim, fica pra próxima, que com certeza virá.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas